A importância da utilização de acessórios de qualidade

É cada vez mais comum ouvir alguém comentar – ou, melhor, reclamar – que precisa comprar um carregador novo. Caros e frágeis, os carregadores originais têm sido substituídos por versões alternativas pelas quais os donos de smartphones e tablets acabam optando para fugir do preço salgado dos originais.

De fato, os carregadores originais são muito frágeis (e caros). Não é raro você comprar um aparelho (que já custa os olhos da cara) e, poucos meses depois, o carregador que o acompanhava quebrar, antes mesmo de você terminar de pagar as parcelas do smartphone.

Assim, muitas vezes, você se recusa a gastar para comprar um novo original e opta por uma réplica “baratinha”. Mas é aí que mora o perigo. Em vez de resolver o problema, você pode estar comprando outro.

Isso porque esses carregadores não oferecem a mesma segurança dos originais, podendo causar danos aos aparelhos. De acordo com a Apple, os cabos falsificados podem provocar encaixes imperfeitos, superaquecimento do conector, erros de sincronização, entre outros problemas.

E para provar que o barato pode, nesses casos, sair caro, listamos quatro razões pelas quais comprar um carregador pirata pode ser uma péssima escolha. Confira a seguir:


Carregamento lento

Internamente, os cabos de carregamento USB possuem um fio de dados e um fio para o carregamento de energia. Quando você compra um cabo baratinho, é provável que os cabos sejam mais finos, uma tentativa do fabricante de economizar. Isso significa que eles suportam amperagens menores e, portanto, carregam seu aparelho mais lentamente e podem culminar em superaquecimento.

Danificação dos componentes internos

Já foi relatado que cabos de carregamento falsos danificaram componentes internos de aparelhos. Nos dispositivos da Apple, por exemplo, um carregador pirata pode danificar uma placa lógica chamada de Chip U2 IC. Ela é responsável por controlar a porta da bateria, o botão de bloqueio e a porta USB. Com um carregador original, a peça não sofre.


Prejudicar a bateria

Ao carregar seu aparelho, o carregador original entende corretamente quando a bateria está totalmente carregada e para de enviar energia para ela. Contudo, se o carregador não tem esse circuito (que é o caso dos falsificados), ele continua mandando energia para a sua bateria por todo o tempo em que estiver conectada ao carregador, fazendo com que ela perca eficiência rapidamente.


Acidentes graves

Carregadores pirata são grandes causadores de incêndios e explosões. Isso sem falar na possibilidade de choques, que podem causar paradas cardíacas e outras consequências graves. No